História da Cidade

por Interlegis — última modificação 12/09/2017 10h27

Cururupu é um município do estado do Maranhão, no Brasil. Sua população era de 30.805 habitantes conforme estimativa IBGE de 2016.

O município é sede da Região de Planejamento do Litoral Ocidental (Lei Complementar 108/2007), sendo centro regional de outros oito municípios.

“Cururupu” é um termo tupi que significa “o coaxar dos sapos”, através da junção dos termos kururu (“sapo”) e pu (“som que produzem os sapos”/“coaxar”)

O Acesso ao município se dá pela rodovia MA 006.

Em 2016 foi criada a Delegacia Regional de Polícia Civil de Cururupu, desmembrada da Delegacia Regional de Pinheiro, como forma de garantir o melhor acesso dos municípios do Litoral Ocidental à segurança pública eficiente.

A Santa Casa de Misericórdia de Cururupu é a maior unidade de saúde da região, servindo de referência para todo o Norte Maranhense e Baixada Maranhense.

Nas águas territoriais do município (a 45 milhas náuticas) está localizado o Parque Estadual Marinho do Parcel de Manoel Luís, uma unidade de conservação e proteção localizada no Oceano Atlântico. É conhecido como o "Triângulo das Bermudas" brasileiro por ser um dos maiores cemitérios de embarcações do mundo.

O município está inserido na Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses, uma unidade de conservação brasileira de uso sustentável da natureza.

Abrangendo uma área de 2 631 260 ha, Reentrâncias Maranhenses protege a planície costeira com suas ilhas, baías, enseadas, e um complexo estuarino, com canais, igarapés, manguezais, que abrigam e alimentam diversas espécies de peixes, crustáceos, moluscos e aves migratórias. A APA foi criada em 11 de junho de 1991 através do Decreto Estadual n° 11.901.